segunda-feira, 18 de julho de 2016

O que “deveria” fazer um Prefeito?


O que “deveria” fazer um Prefeito?

Foi dado a largada para eleição de nosso novo prefeito. Não teve como não lembrar do meu saudoso amigo Dr. Evilásio Caon. Foi jornalista, advogado e político (Deputado Estadual por três legislaturas). Dr. Evilásio tinha um poder que é raro para muitas pessoas... O Poder da síntese e ainda com toda a simplicidade que permitisse o “caboclo” entender.

Numa das gostosas conversas em sua fazenda lá na Sorocaba de Fora, alinhavou uma prosa sobre o que deveria fazer um prefeito para agradar seus munícipes. Disse ele, com seu chimarrão à mão, que o alcaide que conseguisse recolher pontualmente o lixo, tapar rapidamente os buracos das vias, manter a transporte urbano no horário, cuidar com todo carinho dos postos de saúde e das escolas/creches, já estaria muito bom.

Agora, se o nosso alcaide quisesse mais tarde, ficar com um nome de rua, tipo os prefeitos Mauro Ramos, Osmar Cunha, Emílio Blum, Pereira Oliveira, Fúlvio Aducci, Heitor Blum, precisaria se “esforçar” um pouquinho mais.

Primeiro deveria “mandar” no IPUF. Segundo, ter habilidade política para permitir que nossos vereadores só mexessem no Plano Diretor para o bem do munícipe. Concordo que é uma tarefa praticamente impossível. Terceiro, que a Guarda Municipal ficasse mais conhecida em colaborar com nosso caótico trânsito do que em distribuir multas. E por fim, em quarto lugar, conseguir fazer umas “obrinhas novas”, ouvindo as comunidades de nossos bairros.


Portanto, modestamente, em princípio, não parece ser tão difícil ser Prefeito. Se não fosse a idade avançada... eu até arriscaria ganhar um nome de rua.

Um comentário:

  1. Muito bom amigo! Outra novela sem fim o Plano Diretor, o qual é o principal documento de gestão da cidade, por isso a importância da participação, fiscalização e cobrança da população, associações e entidades. Durante décadas foi deixado de lado, e hoje temos vários problemas crônicas em Florianópolis e nas cidades vizinhas, por pura falta de interesse, visão técnica, gestão pública séria, etc. por parte de quem de direito. É um absurdo um lugar tão belo como Florianópolis com tanta degradação do meio ambiente, péssimo sistema de saneamento básico, onde quase todas as praias, mangues, rios e lagoas estão poluídas e ou com pontos de poluição, sem falar do problema sério da mobilidade urbana e o crescimento irregular e não sustentável. Forte abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário.
Lourival Amorim