sexta-feira, 8 de abril de 2016

”Em casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”




”Em casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão”



É atribuída ao economista Delfim Neto, o super Ministro da Fazenda dos anos 70’s e 80’s, a famosa frase... “A parte mais sensível do corpo humano é o bolso”.  Aproveitando, vamos lembrar também o ditado popular que diz “Quando a fome entra pela porta o amor sai pela janela”.

Se juntarmos os três ditados, com certeza, vamos encontrar a resposta para a origem da maior crise política vivida pela história brasileira.  Uma crise degradante que expõe de forma vergonhosa as operações não republicanas entre políticos e empresários. Esta crise tem dois escândalos distintos para nossa modesta análise.

O primeiro, o do “Mensalão”, em pleno governo Lula, que apesar da relevância e da imoralidade do escândalo, não houve um único pedido de impeachment. Por quê? Porque todo mundo estava feliz (Governo & Oposição). Feliz com os empregos, com os lucros, com as exportações, com as viagens, com as bolsas, com o dólar baixo, etc.

O segundo escândalo, o da Petrobrás, é muito diferente. Esse mexeu com o “bolso” de todo mundo. Mexeu com o bolso do empregado, da dona de casa, do empresário, do estudante, dos governos federal, estaduais e municipais, aprofundando uma crise econômica quase sem precedentes, que vem prejudicando principalmente as classes menos favorecidas.  Neste exato momento, em que escrevo, nossos “políticos” estão lá em Brasília discutindo se a Presidente da República cometeu ou não “crime de responsabilidade”.

Para nós empresários, pais de família, donas de casas, estudantes, infelizmente, as perspectivas não são nada animadoras. Independentemente do resultado deste processo de impeachment, nossa economia continuará internada na UTI. As notícias mais alvissareiras mostram uma recuperação da economia somente lá por meados de 2017.

Oremos!
”Em casa onde falta pão, todo mundo briga e ninguém tem razão” 






Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário.
Lourival Amorim