O Brasil na encruzilhada da ética...
Os próximos dias serão cruciais para a política, para a economia e para a discussão da afirmação da ética no Brasil. Estamos metidos, ou pior, nos meteram na maior crise política da história brasileira. Temos um país dividido entre dois times... Numa analogia ao futebol (sic) temos num lado do campo o time "A" a favor da mudança dos atuais governantes sob a alegação de crimes de responsabilidade e improbidade administrativa. E, no outro lado, temos o time "B" que afirma se tratar de um golpe orquestrado contra a democracia, contra a constituição e, por consequência, contra o estado de direito.
Na arquibancada, numa imensa torcida, está a sociedade, representada por 205 milhões de brasileiros que são, entre outros, trabalhadores, empresários, agricultores, funcionários públicos, prestadores de serviços e, principalmente, jovens estudantes crentes na esperança de um futuro promissor. Neles enxergamos, em especial, nossos filhos e netos.
Num pano de fundo, os dois lados procuram nos mostrar uma luta histórica entre a esquerda e a direita, capital e trabalho e, por fim entre conservadores e progressistas. Na verdade, os mais de 205 milhões de brasileiros não estão nem um pouco interessados nos rótulos utilizados nesta batalha política.
Como Diógenes de Sinope (400 a.C), o grego que com sua lamparina/lanterna procurava um homem honesto, o noticiário dos últimos dias nos deixam atônitos com a quantidade de homens dos times "A" e "B" envolvidos, como gosto de usar, em práticas não republicanas. Num bom português... metidos em roubalheiras.
Querem saber do melhor? Sinceramente não tenho a menor ideia. Por quê? Porque não temos uma liderança imune a toda essa lama ética. Querem saber da minha esperança?
Poderia trazer frases de Confúcio... "Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos". Ou ainda de Aristóteles... "A esperança é o sonho do homem acordado". Ou por fim, não muito animadora, aquela extraída dos textos judaicos... "É bom ter esperança, mas é ruim depender dela".
Oremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.
Lourival Amorim