quinta-feira, 5 de março de 2020

Florianópolis ou Floripa?
















Em novembro de 1979, durante o Regime Militar, o então Presidente João Figueiredo veio a Florianópolis para uma solenidade de descerramento de uma placa em homenagem a Floriano Peixoto. A solenidade virou em tumulto com centenas de estudantes que acabaram quebrando o pedestal e arrancando a tal placa.
De se ressaltar, que já havia um certo movimento em curso para mudar o nome da cidade para “Desterro”, (primeiro nome dado a cidade), como protesto contra o Presidente Floriano Peixoto que mandou para nossa Ilha o Coronel Antônio Moreira César para fuzilar 185 monarquistas que faziam oposição à República.

Alguns anos se passaram e apareceu a expressão “Floripa” para se referir a nossa cidade. Não consegui descobrir a autoria da expressão, mas acho que foi criada por “turistas”. E, para surpresa de todos, “Floripa” se espalhou por todo Brasil e por muitos outros países. Mesmo assim, parte da população não esqueceu nosso algoz Floriano Peixoto pela chacina de Anhatomirim.

Atualmente, a população voltou a discutir a mudança do nome Florianópolis, agora para "Floripa", esquecendo por fim também da "Nossa Senhora do Desterro". Essa discussão já chegou à Câmara de Vereadores.

Particularmente, acho que nossa população já não mais faz conexão entre o nome de Florianópolis ao terrível algoz Floriano Peixoto. Floripa vai continuar sendo o nome carinhoso que acostumamos a usar e, que as vezes para alguns pode até lembrar as flores.

Primeiro, tenho fortes dúvidas sobre a legalidade da mudança por se tratar de uma cidade/capital. Segundo, ninguém ainda se manifestou, sobre o custo financeiro e o transtorno burocrático que provocará esta mudança. Fico imaginando a necessidade das alterações nos mais diversos níveis... mapas, livros de história e de geografia, repartições públicas municipais, estaduais e federais, cartas aeronáuticas e geográficas em todo o mundo.

Para finalizar, não precisa mais “explicar” para ninguém onde fica Floripa... “Floripa é a terra de lindas praias cheia daqueles manezinhos lá onde mora o Guga”.

E nós continuaremos a morar na linda e querida Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.
Lourival Amorim