DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Hoje, 5 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Esta data é comemorada em 9 países distribuídos por todos os continentes. São eles, Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Oficialmente, a Língua Portuguesa existe a partir de 1297.
Com aproximadamente 280 milhões de falantes, equivalente a 3,5% da população do mundo, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul do planeta.
Historicamente, a língua portuguesa, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.
Entre os que amaram e usaram esta língua para expressarem seus romances, suas poesias, temos os inesquecíveis Camões, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Érico Veríssimo, Gil Vivente, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Jorge Amado, José Saramago, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Coelho, entre outros.
Numa homenagem ao preferido Fernando Pessoa, seu poema provocador a todos os poetas:
“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que leem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm”.
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.
Lourival Amorim