Mais uma vez o grupo/movimento separatista denominado “O Sul é meu País”, tenta promover uma “consulta” se o Sul deve ou não se separar da República Federativa do Brasil. Dispensável qualquer comentário sob o aspecto jurídico, pois essa “consulta” está desprovida de qualquer amparo constitucional. Ponto.
O que nos chama atenção e até mesmo preocupação é nossa percepção de que o movimento deixa transparecer em algumas de suas falas um alto ingrediente de preconceito social. Talvez, por desconhecimento histórico de integrantes do movimento, é muito bom lembrá-los que nesses últimos 150 anos “aportaram” no Brasil mais de 4,7 milhões de imigrantes. Entre eles, portugueses, italianos, alemães, japoneses, chineses, latinos, africanos, espanhóis, judeus, árabes, poloneses, russos, coreanos, entre outros, espalhados em todas as regiões do país, sem um único registro de qualquer conflito de etnia.
Todos ajudaram a construir esta grande nação, reconhecida em todo o mundo por abraçar povos de todas as etnias sem qualquer discriminação. Podemos até “concordar” quando se fala de Brasília como um centro de corrupção. Mas “alto lá”. Naquela tal Praça dos Três Poderes, estão reunidos (para o bem ou para o mal) congressistas que representam proporcionalmente todos os estados da federação.
Respeitosamente, nosso entendimento é que não existe qualquer tese de fundo histórico, social ou econômico que justifique esse movimento separatista. Nem me venham falar nos Catalães. Lá a história é outra. Com a maior certeza aposto... essa não é a melhor fórmula para se acabar com a corrupção no país. O Brasil é meu País...
Boa tarde, o Autor poderia fornecer as fontes que foram usadas para elaborar esse artigo?
ResponderExcluirMuito obrigado
Imagino que você deve estar falando sobre a quantidade de imigrantes. Wikipedia... "Entre 1884 e 1959, entraram, no Brasil, 4 734 494 imigrantes, sendo 1 507 695 italianos e 1 391 898 portugueses. [15][16]."
Excluir